10 de setembro de 2008

O Choro da Alma

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Mateus 5:4
A vida Cristã é repleta de desafios. O simples fato de ser discípulo de Jesus já é, por si só, o maior de todos os desafios. Ou você acha fácil amar incondicionalmente nossos inimigos? E ser ferido na face, oferecendo em seguida a outra? É, amigo, o caminho é estreito, muito mais do que pensamos. Ser cristão não é somente pronunciar sua crença. Quem aceita o desafio deve entender que não existem facilidades. Morrer para o mundo e viver para Deus são sempre uma constante na vida. Ele deve aprender a amar, perdoar e chorar, principalmente sabendo que ele mesmo não tem mais vontade própria, se algo acontece em sua vida, é porque Deus quis.
E não é fácil chorar, principalmente quando o choro vem da alma. Quando olho para os dramas da vida, vejo que chorar é a característica dos humildes, daqueles que encararam o desafio de se tornarem discípulos de Jesus. Só é capaz de chorar quem encarnou a dor e o sofrimento e se colocou no lugar do outro, ou seja, chorar evidencia que nenhuma solução pode ser cumprida a partir do próprio eu. Chorar demonstra que nos esgotamos a ponto de gritar por socorro, de dizer que não conseguimos e aceitar a ação do Eterno.
Minha maior segurança é ler que “JESUS CHOROU”. Se Ele chorou, mesmo sabendo o que aconteceria logo mais, é sinal de que Deus está mais perto de nós, do que imaginamos. O choro de Jesus me mostra que ele é o agente transformador, pois importa que Ele cresça e eu diminua. Seu choro demonstra sua preocupação com a nossa dor, é como se ele pudesse nos dizer: “Filho, pare de lutar com suas próprias forças, dê-me seu choro, pois somente eu sou capaz de transformar a tristeza em alegria”. Mas não é fácil... quem disse que seria?
Nós sempre pensamos no céu como o lugar onde todas as lágrimas serão enxutas, onde não haverá nenhum tipo de dor ou sofrimento, mas pensamos nisso como algo instantâneo. O detalhe é que nos esquecemos de que o céu já veio há quase dois mil anos, e que a eternidade está sendo construída em nós. O céu não acontecerá como um passe de mágica. Primeiro seremos desafiados a andar como Ele andou, agir como Ele agiu, amar como Ele amou e chorar como Ele chorou. Quanto a mim, só me resta descansar em sua maravilhosa presença, chorando com os dramas da vida, mas, tendo a certeza que um dia serei consolado.

Pense nisto.

Nenhum comentário: