22 de julho de 2010

Pobre de Espírito

No Evangelho de Mateus capítulo 5, verso 3 Jesus disse: "bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus".Mas afinal de contas, o que significa ser "pobre de espírito"? Jesus estaria exaltando a pobreza? preciso vender tudo para adquirir o reino dos céus? e quantos aos ricos, não resta opção a eles? devem doar tudo conforme fez Francisco de Assis e tornarem-se pobres para receber as benécies do reino dos céus?



Calma aí... são muitas perguntas para pouco espaço....



Penso que temos um oposto.



O que fazer?


eu penso que devemos refletir antes de tomarmos uma decisão, afinal em termos práticos há muito probre que não tem "humildade de espírito" ao contrário, são meticulosos, gananciosos, caluniadores. Enquanto que, por outro lado, há muitas pessoas que são ricas financeiramente, mas de um altruísmo sem precedentes.


Pobre de Espírito é perceber que se é espiritualmente vazio, e que somente confiando em Deus se pode preencher esse vazio.

O "humilde de espírito" reconhece sua própria necessidade e fragilidade, sabe que precisa de um "poder superior".

Isso nos ajuda a pensar sobre o oposto do "pobre de espírito". Esse seria "orgulhoso" que por seu orgulho não conhece nem mesmo a sua futilidades, auto-suficiente, arrogantemente independente.

e aí meu querido leitor, onde você se situa?

Nenhum comentário: